Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães lançou publicação sobre os Forais Medievais de Vilarinho da Castanheira

No passado dia 14 de Dezembro foi lançada, pela Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, no Museu da Memória Rural, a obra “Forais de Vilarinho da Castanheira”.

Este livro teve a coordenação científica da investigadora medievalista Maria Alegria Marques, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e reúne a principal documentação medieval de Vilarinho da Castanheira, incidindo em particular sobre os seus forais, nomeadamente, de D. Afonso II (1218), de D. Dinis (1287) e o foral mais recente de D. Manuel (1514).

Além destes documentos, são também tratados nesta publicação outros documentos medievais, como a mercê régia de D. Dinis ao concelho, concedida em 1299 para a construção de uma fortaleza e o contrato assinado entre Vilarinho da Castanheira e o rei D. Pedro I em 1363.

Esta publicação, apresentada no Museu da memória Rural pelo historiador transmontano Carlos d’Abreu, conta também com um capítulo escrito pelo Drº João Soalheiro, do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa sobre os Bragançãos, sua influência e memória dentro da região a que corresponde actualmente o Nordeste Transmontano.

A cerimónia de apresentação desta edição comemorativa, foi precedida por um concerto de música clássica e medieval onde participaram alunos da Esproarte e o grupo Mediaevus Chorus, que interpretaram alguns temas de um reportório musical do período medieval.