Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães promove turismo com a criação da “Rota dos Saberes e Sabores da Memória”

No dia 24 de Outubro, pelas 10h00, a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães vai lançar uma nova aposta turística, a “Rota Saberes e Sabores da Memória”.

O surgimento desta iniciativa, integrada nas actividades do “Mês da Cultura e do Património”, vem complementar a criação dos Circuitos turísticos, do Castelo e dos Moinhos e do Castelo e do Douro, que nos últimos três anos trouxeram largas centenas de visitantes a Carrazeda de Ansiães.

Esta nova rota pretende aliar a degustação da gastronomia tradicional transmontana à partilha do saber do mundo rural, através de visitas guiadas aos diferentes núcleos museológicos do Museu da Memória Rural.

Os convidados serão depois conduzidos à aldeia da Lavandeira, onde se localiza o Núcleo Museológico do Azeite. Aqui será partilhado todo o conhecimento inerente à apanha da azeitona e ao tradicional fabrico do azeite. Neste espaço poderão degustar a azeitona quartilhada, o pão de centeio, o mel e as famosas torradas de azeite, tão características dos tempos de outrora, onde o duro trabalho nos lagares era intercalado com o aconchego de uma fatia de pão de centeio barrada com o azeite acabado de fazer.

A próxima paragem será efectuada nos moinhos de água do Ribeiro do Coito, localizados nas proximidades da aldeia de Vilarinho da Castanheira. Neste espaço convidaremos todos os turistas a um percurso a pé ao longo das margens do ribeiro do coito, onde poderão desfrutar do contacto com a natureza e do conhecimento do mudus vivendus de uma comunidade rural.

Os moinhos do Ribeiro do Coito marcaram profundamente a vida da aldeia de Vilarinho da Castanheira, um espaço partilhado por onze moinhos que moíam o centeio que alimentava grande parte população desta e das aldeias circundantes. Junto aos dois moinhos de rodizio recuperados será servido um almoço composto por alheiras, milhos de bacalhau, pão de centeio e maçã.

Depois desta refeição tradicional, os visitantes serão convidados a descobrir a sede do Museu da Memória Rural, em Vilarinho da Castanheira, onde se encontra representado todo o ciclo do vinho, com particular destaque para o fabrico do “vinho fino” ou “tratado”, mais conhecido como “Vinho do Porto”.

A visita a esta unidade museológica servirá ainda para falar dos ofícios tradicionais, do ciclo do pão e da história de Vilarinho da Castanheira. A visita terminará com brinde colectivo realizado com um cálice de “vinho fino”.
A “Rota dos Saberes e Sabores da Memória” pretende aliar o saber e o sabor numa partilha única e invulgar; uma viagem ao que demais genuíno existe neste concelho duriense tão particular pela sua diversidade paisagística e pelo interesse da sua tradição e da sua história, onde as vivencias de outrora ainda são possíveis de concretizar.

A inscrição no lançamento da “Rota Saberes e Sabores da Memória, poderá ser efectuada até ao dia 22 de Outubro, na Loja Interativa de Turismo, através do telefone 278 098 507 ou do email lit@cmca.pt.