Revista Memória Rural prepara o primeiro número

A “Revista Memória Rural”, publicação científica do Museu da Memória Rural, uma estrutura museológica e cultural do concelho de Carrazeda de Ansiães, está já a preparar o seu primeiro número, que também se constituirá como a edição de lançamento de um projeto editorial que se pretende de periodicidade anual.

A revista incidirá sobre temáticas da investigação ou da divulgação do Património Imaterial e da Memória Histórica do concelho de Carrazeda de Ansiães e da região duriense e transmontana, numa abrangência qualitativa que se pretende definidora dos traços culturais que identificam e valorizam as comunidades através da expressão das suas variadas manifestações, quer elas ainda existam, quer elas tenham existido neste espaço territorial.

A revista está aberta à publicação de artigos  que versem aspetos do Património Imaterial como tradições e expressões orais, incluindo a língua como vetor do património cultural imaterial; práticas sociais, rituais e eventos festivos; conhecimentos e práticas relacionados com a natureza ou aptidões ligadas ao artesanato tradicional e ao saber-fazer. Mas também a aspetos da Memória Histórica, quer esta incida sobre o território, modos de produção, evolução da paisagem, quer se trate de pessoas, de instituições ou  de projetos de índole social, empresarial, cultural ou quaisquer outros que marcaram uma determinada época.

A publicação surgirá ainda com uma secção dedicada à fotografia antiga, entendida esta como documento visual que permite a reconstituição de aspetos históricos de um passado mais ou menos recente.

A “Revista Memória Rural” assumirá o formato impresso e digital, sendo distribuída nos dois suportes, podendo ainda, por via do recurso a códigos QR impressos, serem utilizados documentos sonoros e visuais, que poderão ser acedidos a partir da própria revista impressa através de extensões eletrónicas complementares  guardadas no depósito de alojamento do vídeo e do áudio que integram o espólio deste museu.

Todos os interessados em publicar na Revista Memória Rural devem ter em conta as normas de publicação  da revista.

O primeiro número sairá a 12 de outubro de 2018, sendo o fim da data de receção dos artigos e de todos os materiais de publicação o  final do mês de junho  de 2018.

A “Revista Memória Rural” será uma publicação do Museu da Memória Rural (Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães).

Comente com o seu facebook

Museu da Memória Rural

Um projeto de museologia rural centrado num edifício sede com núcleos polarizados pelo restante território concelhio

Projetos de memória

Newsletter

Receba comodamente as nossas informações na sua caixa de correio eletrónico. Inscreva-se na nossa Newsletter!