Revista Memória Rural prepara o primeiro número

A “Revista Memória Rural”, publicação científica do Museu da Memória Rural, uma estrutura museológica e cultural do concelho de Carrazeda de Ansiães, está já a preparar o seu primeiro número, que também se constituirá como a edição de lançamento de um projeto editorial que se pretende de periodicidade anual.

A revista incidirá sobre temáticas da investigação ou da divulgação do Património Imaterial e da Memória Histórica do concelho de Carrazeda de Ansiães e da região duriense e transmontana, numa abrangência qualitativa que se pretende definidora dos traços culturais que identificam e valorizam as comunidades através da expressão das suas variadas manifestações, quer elas ainda existam, quer elas tenham existido neste espaço territorial.

A revista está aberta à publicação de artigos  que versem aspetos do Património Imaterial como tradições e expressões orais, incluindo a língua como vetor do património cultural imaterial; práticas sociais, rituais e eventos festivos; conhecimentos e práticas relacionados com a natureza ou aptidões ligadas ao artesanato tradicional e ao saber-fazer. Mas também a aspetos da Memória Histórica, quer esta incida sobre o território, modos de produção, evolução da paisagem, quer se trate de pessoas, de instituições ou  de projetos de índole social, empresarial, cultural ou quaisquer outros que marcaram uma determinada época.

A publicação surgirá ainda com uma secção dedicada à fotografia antiga, entendida esta como documento visual que permite a reconstituição de aspetos históricos de um passado mais ou menos recente.

A “Revista Memória Rural” assumirá o formato impresso e digital, sendo distribuída nos dois suportes, podendo ainda, por via do recurso a códigos QR impressos, serem utilizados documentos sonoros e visuais, que poderão ser acedidos a partir da própria revista impressa através de extensões eletrónicas complementares  guardadas no depósito de alojamento do vídeo e do áudio que integram o espólio deste museu.

Todos os interessados em publicar na Revista Memória Rural devem ter em conta as normas de publicação  da revista.

O primeiro número sairá a 12 de outubro de 2018, sendo o fim da data de receção dos artigos e de todos os materiais de publicação o  final do mês de junho  de 2018.

A “Revista Memória Rural” será uma publicação do Museu da Memória Rural (Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães).