Revista Memória Rural termina chamada de artigos no final do mês de junho de 2018

Ainda está a tempo de participar se tiver algum material para publicação. Falta um mês para fecharmos o período de receção de artigos para o primeiro número da “Revista Memória Rural”, uma publicação científica do Museu da Memória Rural, uma estrutura museológica e cultural do concelho de Carrazeda de Ansiães.

Esta unidade museológica está a preparar  o número 1 de uma revista  dedicada ao património cultural intangível e à memória histórica, o que também se constituirá como a edição de lançamento de um projeto editorial que se pretende de periodicidade anual.

Com a data de lançamento prevista para o próximo mês de outubro, aceitam-se artigos até finais do mês de junho, para depois podermos realizar todo o processo de maquetagem e de design que determinará a imagem desta nova publicação.

A revista incidirá sobre temáticas da investigação ou da divulgação do Património Imaterial e da Memória Histórica do concelho de Carrazeda de Ansiães e da região duriense e transmontana, numa abrangência qualitativa que se pretende definidora dos traços culturais que identificam e valorizam as comunidades através da expressão das suas variadas manifestações, quer elas ainda existam, quer elas tenham existido neste espaço territorial.

Esta publicação estará aberta a artigos que versem aspetos do Património Imaterial como tradições e expressões orais, incluindo a língua como vetor do património cultural imaterial; práticas sociais, rituais e eventos festivos; conhecimentos e práticas relacionados com a natureza ou aptidões ligadas ao artesanato tradicional e ao saber-fazer. Mas também a aspetos da Memória Histórica, quer esta incida sobre o território, modos de produção, evolução da paisagem, quer se trate de pessoas, de instituições ou de projetos de índole social, empresarial, cultural ou quaisquer outros que marcaram uma determinada época.

Se está interessado em participar neste primeiro número não hesite, envie-nos os seus materiais até ao final do próximo mês de junho. Consulte as normas de publicação .

Comente com o seu facebook

Museu da Memória Rural

Um projeto de museologia rural centrado num edifício sede com núcleos polarizados pelo restante território concelhio

Projetos de memória

Newsletter

Receba comodamente as nossas informações na sua caixa de correio eletrónico. Inscreva-se na nossa Newsletter!