O Museu da Memória Rural foi apresentado num seminário realizado no passado dia 21 de junho de 2018 no Centro Interpretativo de Lamego, situado na Portas dos Figos-Castelo.
O seminário, subordinado ao tema “Projetos europeus em matéria de património cultural e natural: presente e futuro“, reuniu algumas dezenas de especialistas e profissionais da área do Património Cultural, tendo sido debatidos assuntos relacionados com investimentos realizados na área patrimonial e o envolvimento das populações locais no processo de fruição dos mesmos.
O objetivo geral foi dar a conhecer alguns dos trabalhos ibéricos existentes em matéria de património cultural e natural e estabelecer sinergias para o desenvolvimento de futuros investimentos na área do turismo.
É também nesse contexto que se desenvolve o projeto Flumen Durius, enquadrado no Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, entidade responsável pela organização deste seminário internacional.
A jornada de Lamego divulgou as principais linhas de trabalho, o marco de atuação e os objetivos deste projeto europeu e de outros nos quais participam organismos públicos, autarquias, instituições e empresas.
O Museu da Memória Rural, um projeto de museologia polinucleado pelo território de Carrazeda de Ansiães, esteve presente com uma comunicação intitulada “Museu da Memória Rural: Um museu do território com o envolvimento comunitário”.