Amigos do Grémio Literário Vila-Realense visitaram a sede do Museu da Memória Rural

Os Amigos do Grémio Literário Vila-Realense visitaram no passado dia 30 de junho a sede do Museu da Memória Rural em Vilarinho da Castanheira e outras estruturas culturais e turísticas do concelho de Carrazeda de Ansiães. A visita integrou-se na 8ª Jornada do Ciclo “Torga – Na rota do Diário”, que este grémio literário desde há algum tempo está a promover nos territórios referidos por Miguel Torga na sua obra literária.

A jornada começou na aldeia de Foz-Tua onde algumas dezenas de pessoas visitaram o Centro Interpretativo do Vale do Tua e a Casa dos Cantoneiros (Foz-Tua Wine House), uma estrutura turística da autarquia destinada à promoção dos produtos com origem no concelho. Aí, os Amigos do Grémio Literário Vila-Realense tiveram a oportunidade de adquirir pão, vinhos, queijo e outros artigos da produção local.

Depois foi tempo de restabelecer energias no restaurante Calça Curta, seguindo-se uma viagem até à aldeia de Vilarinho da Castanheira para visitar a sede do Museu da Memória Rural, onde houve a possibilidade de apreciar uma exposição museográfica relativa à cultura rural e ao património imaterial da região duriense e transmontana.

O Museu da Memória Rural é um projeto de museologia rural centrado num edifício sede com núcleos polarizados pelo restante território concelhio. Na sua essência é definido como “um projeto de museologia social e coesiva, participado pela comunidade, onde é valorizada uma abordagem participacionista do património, uma visão dinâmica do passado e uma intervenção científica e cultural que opera com metodologias de intervenção comunitária, democráticas e participativas”.

Fotos: Ana Maria André e de Maria Monteiro – Facebook Amigos do Grémio Literário Vila-Realense