Amigos do Grémio Literário Vila-Realense visitaram a sede do Museu da Memória Rural

Os Amigos do Grémio Literário Vila-Realense visitaram no passado dia 30 de junho a sede do Museu da Memória Rural em Vilarinho da Castanheira e outras estruturas culturais e turísticas do concelho de Carrazeda de Ansiães. A visita integrou-se na 8ª Jornada do Ciclo “Torga – Na rota do Diário”, que este grémio literário desde há algum tempo está a promover nos territórios referidos por Miguel Torga na sua obra literária.

A jornada começou na aldeia de Foz-Tua onde algumas dezenas de pessoas visitaram o Centro Interpretativo do Vale do Tua e a Casa dos Cantoneiros (Foz-Tua Wine House), uma estrutura turística da autarquia destinada à promoção dos produtos com origem no concelho. Aí, os Amigos do Grémio Literário Vila-Realense tiveram a oportunidade de adquirir pão, vinhos, queijo e outros artigos da produção local.

Depois foi tempo de restabelecer energias no restaurante Calça Curta, seguindo-se uma viagem até à aldeia de Vilarinho da Castanheira para visitar a sede do Museu da Memória Rural, onde houve a possibilidade de apreciar uma exposição museográfica relativa à cultura rural e ao património imaterial da região duriense e transmontana.

O Museu da Memória Rural é um projeto de museologia rural centrado num edifício sede com núcleos polarizados pelo restante território concelhio. Na sua essência é definido como “um projeto de museologia social e coesiva, participado pela comunidade, onde é valorizada uma abordagem participacionista do património, uma visão dinâmica do passado e uma intervenção científica e cultural que opera com metodologias de intervenção comunitária, democráticas e participativas”.

Fotos: Ana Maria André e de Maria Monteiro – Facebook Amigos do Grémio Literário Vila-Realense 
Comente com o seu facebook

Museu da Memória Rural

Um projeto de museologia rural centrado num edifício sede com núcleos polarizados pelo restante território concelhio

Projetos de memória

Newsletter

Receba comodamente as nossas informações na sua caixa de correio eletrónico. Inscreva-se na nossa Newsletter!