Museu da Memória Rural recebeu mais um workshop de queijo artesanal

Já se tornou habitual a realização de worshops no Museu da Memória Rural. São muitos os motivos ou temáticas da cultura rural que têm levado um significativo número de pessoas a assistir aos eventos realizados por esta estrutura cultural do concelho de Carrazeda de Ansiães, mas o workshop destinado a ensinar como fazer um bom queijo artesanal é dos mais participados.


O passado domingo não foi exceção e mais de duas dezenas de pessoas oriundas das mais diferentes partes do norte do país, juntaram-se no bar do museu para assistirem e participarem em mais uma sessão de confeção de queijo.

Os participantes não pagam nada pela inscrição, a despesa que fazem diz apenas respeito ao leite que gastarem para produzirem com as próprias mãos o  seu próprio queijo, que depois levam para casa.

O sucesso da tarefa está logo à partida garantido, uma vez que todo o processo é acompanhado de perto pelos ensinamentos e conselhos de senhoras de Vilarinho da Castanheira, todas com muita experiência da tarefa, sendo que a maioria delas sempre confecionou o próprio queijo ao longo da vida.

Estas iniciativas do Museu da Memória Rural inserem-se no conceito implementado por esta estrutura cultural, no sentido de dar dinâmica a um projeto de museologia social e coesiva, participado pela comunidade e onde é valorizada uma abordagem participacionista do património.

Comente com o seu facebook

Museu da Memória Rural

Um projeto de museologia rural centrado num edifício sede com núcleos polarizados pelo restante território concelhio

Edições do Museu

Comunidade

Junte-se à comunidade de amigos do Museu da Memória Rural! Venha discutir e defender o Património Cultural connosco!
INSCREVA-SE!

Projetos de memória