Publicada a tradução portuguesa dos princípios ICOMOS-IFLA sobre as paisagens rurais como património

Já está oficialmente publicada a tradução portuguesa dos princípios ICOMOS-IFLA sobre as paisagens rurais como património.

O documento foi promovido por ICOMOS-IFLA Comissão Científica Internacional para as Paisagens Culturais (World Rural Landscapes Initiative, www.worldrurallandscapes.org ) e teve a tradução para a versão portuguesa de Natália Fauvrelle.

A publicação portuguesa, da responsabilidade da Comissão Nacional Portuguesa do ICOMOS, teve a conceção e coordenação de Natália Fauvrelle (Museu do Douro, CITEM e ICOMOS) e de Orlando de Sousa (DRCN, ICOMOS ICIP).

No preâmbulo desta publicação, pode ler-se que “as paisagens rurais são uma componente vital do património da humanidade. São igualmente um dos tipos mais comuns de paisagem cultural viva. Há uma grande diversidade de paisagens rurais em todo o mundo, que representam culturas e tradições culturais. Elas proporcionam múltiplos benefícios económicos e sociais, multifuncionalidade, apoio cultural e serviços de ecossistemas para as sociedades humanas. Este documento incentiva a uma reflexão profunda e estabelece orientações sobre a ética, a cultura, a transformação ambiental e sustentável dos sistemas de paisagem rural a todas as escalas, desde a administração internacional até ao nível local”.

Comente com o seu facebook

Museu da Memória Rural

Um projeto de museologia rural centrado num edifício sede com núcleos polarizados pelo restante território concelhio

Edições do Museu

Comunidade

Junte-se à comunidade de amigos do Museu da Memória Rural! Venha discutir e defender o Património Cultural connosco!
INSCREVA-SE!

Projetos de memória