Foi oficialmente apresentada no dia 30 de dezembro, pelo Presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, Dr. João Gonçalves, o terceiro número da Revista Memória Rural, órgão de comunicação do Museu da Memória Rural que integra um projeto de musealização que se encontra polarizado pelo território concelhio a partir de pequenos núcleos temáticos que fazem abordagens interpretativas e museográficas sobre o património rural e imaterial.
A Revista Memória Rural é distribuída de forma impressa e digital , tem uma periodicidade anual e aborda como principais temáticas o Património Imaterial e a Memória Histórica da região de Trás-os-Montes e Alto Douro. É num contexto genérico de valorização do Património Cultural e da identidade local e regional que esta publicação se assume com o intuito de fortalecer o processo de comunicação do projeto museológico do Museu da Memória Rural, tentando dar-lhe visibilidade e dinâmica regional e nacional.
Num ano atípico e histórico, como realmente foi o ano de 2020, a Revista Memória Rural cumpriu com a sua assiduidade, e até atingiu um recorde de participações e de artigos, refere uma nota de imprensa do município. “Um volume com 377 páginas que neste ano de 2020 se debruça sobre aspetos relativos à cultura duriense e transmontana, incluindo as questões culturais transfronteiriças, contando neste número com a participação de alguns investigadores espanhóis, numa tentativa partilhada de estudar e entender o território e os processos históricos e culturais de forma comum“.
Nos dois números anteriores foi feita uma apresentação mais formal, com convidados de honra e com a presença dos autores, mas devido à conjuntura sanitária que atravessamos, este ano o município de Carrazeda de Ansiães optou pela apresentação da Revista Memória Rural “de forma mais simples, simbólica, resumida” através da distribuição de um vídeo pelas plataformas das redes sociais.
O volume referente ao ano de 2020, que estará à venda partir deste site, da biblioteca municipal e das lojas das estruturas museológicas do concelho, integra os seguintes artigos: