Seixo de Ansiães vai acolher o novo Núcleo Museológico do Ferreiro e Ferrador

O Museu da Memória Rural vai expandir-se para uma nova aldeia. Desta vez é Seixo de Ansiães que vai acolher o Núcleo Museológico do Ferreiro e Ferrador. Este é já o 5º núcleo museológico que associado aos outros quatro núcleos e ao edifício sede formam o conceito museológico do Museu da Memória Rural, uma estrutura polinucleada em permanente interatividade com as pessoas, verdadeiras protagonistas da noção e da conceção de Património Cultural.

O Município de Carrazeda de Ansiães vai ampliar o Museu de Memória Rural com a construção, na aldeia de Seixo de Ansiães, de mais um Núcleo Museológico dedicado ao ofício do Ferreiro e do Ferrador. Este projeto na área da musealização e turismo, tem como objetivo a preservação do património cultural material e imaterial da região.

198962415_2897473250521418_555429340777600961_n
Futuro Núcleo Museológico do Ferreiro e do Ferrador

O novo Núcleo Museológico desta vez dedicado ao oficio do Ferreiro e do Ferrador, além de albergar um vasto espólio, e de recriar uma oficina de ferreiro vai ainda abordar contextualmente aspetos relacionados com elementos patrimoniais de elevado interesse, como são os cinco núcleos de insculturas rupestres, popularmente conhecidas como “fragas das ferraduras”.

O Núcleo Museológico do Ferreiro e do Ferrador irá ainda recolher testemunhos orais e memórias históricas de lendas e orações associadas às ferraduras e sua simbologia, assim como incorporar antigas recolhas relacionadas com o saber fazer tradicional.

Aqui vão ser expostos objetos que aliados a conteúdos multimédia vão evocar essas duas ocupações permitindo ao visitante uma fácil interpretação e visualização dos materiais expostos.

199592554_2897473070521436_7066393039741590915_n
Edifício na aldeia de Seixo de Ansiães destinado à recuperação

Este novo espaço será o quinto núcleo temático do Museu da Memória Rural, que vem juntar-se ao Núcleo Museológico do Azeite, na aldeia da Lavandeira, Núcleo Museológico da Telha, em Luzelos, Moinho de Vento, em Carrazeda de Ansiães e os Moinhos de Rodízio em Vilarinho da Castanheira.

Trata-se de um novo equipamento museológico, com o seu principal objetivo, desenvolver a atividade turística e criar mais oferta cultural.

Comente com o seu facebook

Amigos do Museu

Junte-se à comunidade de amigos do Museu da Memória Rural!
INSCREVA-SE!

Projetos de memória