Workshop de Ornamentação de Andores Festivos em Cetim decorreu no Museu da Memória Rural

O workshop de “Ornamentação de Andores Festivos em Cetim” decorreu no último sábado, 29 de abril, no Museu da Memória Rural.

A armação de andores representa um longo e meticuloso trabalho. Antigamente, não havia procissão de festa ou romaria em que não estivesse presente o armador de andores, um artesão especializado no trabalho de ornamentação de estruturas em madeira, andores, com recurso exclusivo a alfinetes e cetim.

Este sentido estético da fé nas procissões é uma arte ancestral  e um saber-fazer que faz parte do património cultural imaterial da região, devendo, por esse motivo,  ser preservado e transmitido às novas gerações.

Foi o que aconteceu com um workshop realizado no Museu da Memória Rural, em Vilarinho da Castanheira. As inscrições foram limitadas a 18 participantes, de forma a garantir uma melhor aprendizagem das técnicas associadas a esta “arte”.

Uma iniciativa conjunta da Junta de Freguesia de Vilarinho da Castanheira, Município de Carrazeda de Ansiães, Museu da Memória Rural e Aldeias de Portugal.