Já está disponível o n.º 7 da Revista Memória Rural, volume referente ao ano de 2024. Esta nova edição foi apresentada no passado sábado, dia 11 de janeiro, no Museu da Memória Rural, em Vilarinho da Castanheira.
A Revista Memória Rural é já um projeto consolidado que versa sobre a cultura, a história, o saber-fazer, os usos, as tradições do território de Trás-os-Montes e Alto Douro.
O volume apresentado integra contributos diversos de caráter histórico, patrimonial (natural e cultural) e sociológico que a todos enriquecem como comunidade.
A atual edição da revista é o resultado do esforço colaborativo de uma dezena e meia de autores, cujas contribuições enriqueceram significativamente este projeto. Editada, publicada e agora disponibilizada à comunidade, a Revista Memória Rural surge como mais uma ferramenta para reforçar os laços com as comunidades locais e as nossas origens.
Durante a sessão de lançamento, foi realizada uma análise crítica por Armando Redentor, Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
A sua intervenção destacou a importância de iniciativas como esta na valorização e preservação da memória coletiva, sublinhando o papel fundamental da revista na construção de uma ponte entre o passado e o futuro.
Com esta nova edição, a Revista Memória Rural reafirma o seu compromisso em manter viva a riqueza cultural da região, servindo como um testemunho vivo das experiências e vivências de um povo.
Para além da nota de abertura do Presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, o presente número integra os seguintes artigos:
“Cesteiro que faz um cesto, faz um cento”. A arte da cestaria de madeira rachada”, Isabel Alexandra Lopes
“A Casa do Lavrador: um estudo de caso na aldeia de Arnal, Carrazeda de Ansiães”, de Cristiano Júlio Moreira de Sousa;
“Marcas de Canteiro da Igreja de São Salvador de Ansiães” de Rodolfo Manaia
“Chasco Preto: A Ave dos Muros de Pedra”, de Nelson Tito Almeida Domingos
“Biblioteca Municipal de Carrazeda de Ansiães: do património literário à criação de um catálogo de escritores locais e de um clube de leitura”, de Milena Carvalho, Susana Martins, Helena Matias, Cristina Lima, Adriana Barata;
“Festas cíclicas tradicionais em S. João da Pesqueira” de Teresa Soeiro
“Panorâmica da ruralização dos bombeiros voluntários em Trás-os-Montes e Alto e Alto Douro” de José Pedro Reis;
“As duas Domus: a gótica e a renascentista”, de Ernesto Albino Vaz;
“Um tesouro em bolandas: achamento, exposição, furto e recuperação de parte das moedas romanas encontradas em Sanfins do Douro“, de Joaquim Grácio
«“Os Bravos (in)Voluntários do Concelho de Alijó” na Guerra Colonial Portuguesa 25 de Abril: 50 anos, 50 Testemunhos» de Ana Sampaio Monteiro;
“Estudo da perceção dos trabalhadores sobre o risco de LMERT nas padarias tradicionais de Favaios”, de João Manuel Morais Lima;
“Os Comissários do Santo Oficio no Felgar (Séculos XVII a XVIII)” de Carlos Seixas;
«“Triteiros, Pantomineiros, Saltimbancos” Circos Jony e Aguilar: Um exemplo da arte circense em Torre de Moncorvo» de Arnaldo Duarte da Silva;
“Património Azulejar da Linha do Sabor: Os Painéis Figurativos do Pintor Gilberto Renda nas Estações de Sendim, Duas Igrejas e Pocinho” de António Luis Pereira.
A Revista Memória Rural é disponibilizada em formato impresso e pode ser comprada na Biblioteca Municipal de Carrazeda de Ansiães, na Loja Interativa de Turismo e nas estruturas museológicas do concelho. As edições impressas podem também ser adquirida online aqui.
A publicação é também disponibilizada gratuitamente no sistema nacional de ciência através do Portal RCAAP, um portal de pesquisa nacional de informação científica em acesso aberto e nos portais Google Scholar, OpenAIRE e Zenodo.