MUSEU DA MEMÓRIA RURAL - CARRAZEDA DE ANSIÃES - 30 DE JULHO DE 2017

Abertura de Novos Espaços:
Telheira de Luzelos
Sala da Lã

Inauguração do Núcleo Museológico da Telha (Telheira de Luzelos) e da Sala da Lã

Domingo, dia 30 de julho

15:00 horas

Receção aos participantes no Núcleo Museológico da Telheira de Luzelos

15:30 horas

Inauguração do Núcleo Museológico da Telha (Telheira de Luzelos) com apresentação à comunidade local e convidados, pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, Prof. José Luis Correia, do novo núcleo territorial do Museu da Memória Rural.

16:00 horas

Visita guiada pelo novo núcleo museológico com explicação do processo de musealização realizado. Interação com a comunidade local e exposição de memórias na primeira pessoa por parte dos habitantes locais que ainda participaram no processo de fabrico artesanal de telha.

16:30 horas

Apresentação pública do novo site do Museu da Memória Rural, um trabalho editorial que congrega uma Base de Dados Multimédia para recolha, tratamento e arquivo de manifestações do Património Imaterial local e regional.

16:45 horas

Lançamento do primeiro catálogo do Museu da Memória Rural.

17:00 horas

Inauguração oficial da Sala da Lã do Museu da Memória Rural pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, Prof. José Luis Correia.

Materialidades, Imaterialidades e Memória Histórica no Património Rural

Abertura de novas valências

A musealização de um território

O Museu

Local

Sede do Museu da Memória Rural, na aldeia de Vilarinho da Castanheira, concelho de Carrazeda de Ansiães

Veja o melhor percurso para chegar da sua localidade até aqui

Entidade Promotora

A Câmara Municipal é a entidade  promotora  dos espaços museológicos que têm vindo a ser lançados  no ãmbito de um projeto museológico polinucleado

Organização

Os projetos de musealização têm vindo a ser concretizados pelos serviços técnicos da autarquia com a colaboração da Direção Regional de Cultura do Norte

Colaboração

A DRCN, através dos seus serviços técnicos desconcentrados,  e por acordo protocolar, tem vindo a colaborar com o Museu da Memória Rural desde a sua fundação.