Memórias no território

Sobre "Memórias no Território"

O registo escrito, em video e em áudio das manifestações do património imaterial e da memória histórica da região duriense e transmontana é uma das prioridades centrais desta estrutura museológica. Na linha das boas práticas recomendadas pela UNESCO, pretende-se registar as manifestações sociais, rituais e eventos festivos do concelho e da região envolvente, as suas técnicas tradicionais, as expressões artísticas e artes performativas, tradições e expressões orais e o conhecimento das práticas relacionadas com a natureza e o universo, porque aqui, no Museu da Memória Rural, o Património são as pessoas!

Organizado por temas e por localização geográfica, esta Base de Dados permite a recolha de informações sobre a cultura rural do Vale do Douro e do território adjacente. O registo baseia-se numa ficha de caracterização geral e em suportes digitais de arquivos de fotografia antiga, de áudio e de video que o investigador, leitor ou qualquer interessado facilmente poderá consultar.

Pesquisa na Base de Dados

Procurar no raio de 0 Quilómetros

Efectue a pesquisa de conteúdos relacionados com as recolhas realizadas no território. Toda a informação de investigação levada a cabo pelo Museu da Memória Rural é compilada numa base de dados para disponibilização pública.