Conta-se, contou-nos o Sr. Ramiro Romão, um dos mordomos da Festa de São Gonçalo de Outeiro, que o culto deste santo e a construção da pequena capela que o acolhe e se ergue timidamente mesmo em frente à majestosa basílica, começou devido a uma peste que quase dizimou toda a “criação” da aldeia. Este vídeo integra a componente visual do artigo “O Charolo de São Gonçalo de Outeiro e o Culto do Pão no Nordeste Transmontano“, da autoria de António Luis Pereira. Revista Memória Rural, nº 4, 2021, pp. 120-137.
No artigo faz-se uma aproximação à Festa de São Gonçalo de Outeiro, concelho de Bragança. Uma tradição em que está presente o ramo frumentário e um declarado culto do pão. Tendo participado nos preparativos e na festa que se realizou no ano de 2017, o autor faz uma descrição e uma reflexão particular sobre as origens e o significado simbólico e ritual desta ancestral tradição que se cumpre todos os anos na aldeia de Outeiro no sábado mais próximo do dia 10 de janeiro, dia consagrado a São Gonçalo.
Este vídeo integra a componente visual do artigo “O Charolo de São Gonçalo de Outeiro e o Culto do Pão no Nordeste Transmontano“, da autoria de António Luis Pereira. Revista Memória Rural, nº 4, 2021, pp. 120-137. Depoimento de Ramiro Romão.