Depoimento do Sr. Eurico do Nascimento Leal, nascido em 1954 e natural de Amedo. O seu pai, António Borges Leal, trabalhou na Exploração Mineira do Alto da Pranheira como ajudante de carpinteiro entre 1949 e 1951. Este vídeo integra a componente visual e depoimental do artigo “Memórias da Extração do Minério no Concelho de Carrazeda de Ansiães“, da autoria de Nelson Tito Almeida Domingos. Revista Memória Rural, nº 5, 2022, pp. 76-103.
Neste artigo, o autor aborda o tema das explorações mineiras que ocorreram no Concelho de Carrazeda de Ansiães. Baseado num conjunto documental que integra o acervo do Arquivo Municipal e em testemunhos orais, como, por exemplo, de dois mineiros que trabalharam nas minas do concelho durante a segunda metade do século XX, traça-se uma análise das explorações que se realizaram em Amedo e Pinhal do Douro. O artigo tem como objetivo central a recolha e a preservação das memórias ainda existentes sobre a exploração e extração de diferentes minérios, de forma que sejam salvaguardadas as vivências de um passado recente.As lembranças ainda vigentes sobre as explorações mineiras da Fonte da Figueira e do Alto da Pranheira, são o mote para uma abordagem resumida da história da exploração mineira, assim como uma aproximação às técnicas e materiais utilizados nestes antigos trabalhos.
Este vídeo integra a componente visual do artigo “Memórias da Extração do Minério no Concelho de Carrazeda de Ansiães“, da autoria de Nelson Tito Almeida Domingos. Revista Memória Rural, nº 5, 2022, pp. 76-103.
Depoimento: Eurico Leal