Publicar na “Revista Memória Rural”

Deve ler e preencher a declaração

Normas de publicação da
"Revista Memória Rural"

A publicação de artigos na Revista impressa “Memória Rural” deverá obedecer aos seguintes critérios:

1. Os artigos deverão ser totalmente originais e não terem sido publicados em qualquer outro meio de difusão quer impresso quer digital.

2. Os artigos devem versar temas relacionados com o Património Imaterial, concebido na sua definição mais ampla, ou qualquer outra temática relacionada com a Memória Histórica;

3. Cada artigo deve ser acompanhado de título e identificação do(s) autor(es) com referência à categoria profissional, instituição onde trabalha, formação académica e profissional e um pequeno esboço curricular de 1 a 2 parágrafos onde esteja incluído o seu contacto telefónico e/ou o e-mail;

4. Os artigos devem incluir resumos em português.

5. Os textos podem ser enviados num arquivo de formato Microsoft Office Word e as imagens em arquivo JPG com a resolução máxima possível, não podendo essa resolução ser menor a uma dimensão em pixels correspondente a 1920×1280, salvaguardando-se ainda a possibilidade de poderem ser solicitadas ao(s) autor(es) dos artigo novas fotografias em alta resolução, caso as imagens não reúnam as condições necessárias para serem impressas com padrões de qualidade excelente.

6. Cada texto deverá ocupar um máximo de 20 páginas em formato A4, em coluna única com tipo de letra Arial 11 e espaço 1,15. As notas de rodapé devem ser registadas em cada página da referida chamada e de forma homogénea ao longo de todo o texto.

7. As imagens, quadros, tabelas, figuras, etc., devem ser enviadas em arquivo separado, sem estarem inseridos no texto, e devidamente legendados.

8. Não devem ser utilizadas imagens sem direitos autorais. Caso se trate de uma imagem recolhida na internet ou “scaneada” a partir de um material impresso (livro, revista etc.), deve estar devidamente mencionada a autorização de autor ou a licença de distribuição associada a essa imagem. As fotografias que retratem pessoas, marcas, bens ou instituições são da responsabilidade do(s) autor(es) do artigo. Qualquer responsabilidade advinda da reivindicação de direitos de autor e consequências legais associadas a uma imagem publicada na Revista Memória Rural, será sempre atribuída ao autor do artigo que utilizou essa imagem. A Revista Memória Rural não se responsabiliza pela utilização indevida de material protegido por direitos autorais, imagens de pessoas, marcas ou bens, ou por quaisquer plágios utilizados ao longo do texto que não tenham em conta a devida citação, de acordo com as normas vigentes de publicação de material científico.

9. O(s) autor(e)s são obrigados a apresentar uma declaração assumindo a cedência de direitos à Revista Memória Rural, referindo a originalidade do material. Nessa declaração deve ser referido que foram lidas as normas de publicação da Revista Memória Rural.

10. Os trabalhos só podem ser enviados em formato digital, podendo ser gravados em CD, submetidos por um programa de transferências online ou enviados em qualquer outro suporte digital.

11. Os artigos devem ter uma introdução, devem apresentar-se estruturados em subtítulos e terem obrigatoriamente uma lista bibliográfica, aconselhando-se a utilização da Norma de Harvard . O mesmo se aplica aos documentos  e publicações consultados por via eletrónica.

12. A direção da revista poderá propor modificações/alterações relativas ao tamanho dos artigos.