Os contos de padres da tradição oral mirandesa: Linguagem, personagens e imaginário

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

António Bárbolo Alves

Resumo

A chamada Terra de Miranda é uma região conhecida pela vitalidade das suas tradições ancestrais, cujas manifestações mais relevantes são os pauliteiros, as festas solsticiais, as máscaras, a música e a dança, mas também a literatura oral, e nomeadamente os contos, constitui um dos pilares da sua identidade. Neste particular, os contos anticlericais são uma preciosa amostra da robustez dessas tradições, e uma porta de entrada nos dédalos da memória colectiva, onde se cruzam e se encontram alguns dos arquétipos identitários e diferenciadores desta região. Neste sentido, através das narrativas aqui apresentadas, proponho uma viagem ao passado, ao encontro das vozes que, nesta civilização de oralidade, deram vida e espessura à cultura mirandesa.
DOI

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Alves, A. B. (2021). Os contos de padres da tradição oral mirandesa: Linguagem, personagens e imaginário. Revista Memória Rural, (3), 340-351. Obtido de https://museudamemoriarural.pt/revistamemoriarural/index.php/revista/article/view/110
Secção
Artigos da Revista Memória Rural, nº 3
Biografia Autor

António Bárbolo Alves, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Centro de Estudos em Letras

ntónio Bárbolo Alves (1964) nasceu em Picote (Miranda do Douro). É licenciado em Ensino de Português e Francês (Universidade do Minho), mestre em Ensino da Língua e Literatura Portuguesas (Universidade do Minho) e Doutorado em Linguística pela Universidade de Toulouse – Le Mirail, com equivalência ao grau de Doutor em Linguística Portuguesa (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD). Nesta mesma Universidade realizou trabalho de pós-doutoramento, de 2005 a 2009. De 1990 a 1995 esteve na Universidade do Minho, no Projeto MINERVA e, de 1997 a 2003, desempenhou as funções de Leitor de Língua e Cultura Portuguesas na Universidade de Nice – Sophia Antipolis.
Foi bolseiro da JNICT, em 1995, e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de 2005 a 2008. Desde 1989 é professor do ensino secundário e, desde 2007, investigador do Centro de Estudos em Letras da UTAD. O seu tema de investigação é a língua e cultura mirandesas, sendo autor de várias publicações, livros e artigos, que se podem consultar em https://www.cienciavitae.pt/portal/en/2615-3244-6FAA.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Centro de Estudos em Letras. abarbolo@gmail.com