A Arte da Forja e os Ferreiros de Areias: Memórias, Testemunhos, Fontes

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria Otilia Pereira Lage

Resumo

O presente artigo é uma reconstituição da história anónima da família de ferreiros/ferradores Pereira do lugar de Areias, freguesia do Amedo, Carrazeda de Ansiães, num período recente, entre finais do século XIX e segunda metade do século XX (década de 1980). Foi construído, a nível teórico-metodológico, com e a partir de testemunhos autobiográficos, memórias familiares e fontes directas (orais, escritas e iconográficas), que o documentam e sobre o que se reflecte. Assim, este trabalho visa, entre outros objectivos, revivificar a memória colectiva e social destes mesteres ancestrais e artesãos tradicionais de relevo económico-social e cultural em sociedades rurais, hoje em vias de extinção e/ ou profunda transformação. Procura ainda contribuir, com fotografias, para a preservação de vestígios de objectos e artefactos de ferro, fabricados pelo último ferreiro/serralheiro da família de ferradores/ ferreiros de Areias, traços sujeitos a vulnerabilidade/deterioração, exigindo cuidados de manutenção e conhecimento material, técnico e tecnológico, para eventual patrimonialização e musealização.
DOI

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Lage, Maria Otilia Pereira. «A Arte Da Forja E Os Ferreiros De Areias: Memórias, Testemunhos, Fontes». Revista Memória Rural, no. 4 (Dezembro 18, 2021): 8-35. Acedido Dezembro 5, 2022. https://museudamemoriarural.pt/revistamemoriarural/index.php/revista/article/view/119.
Secção
Artigos da Revista Memória Rural, nº 4
Biografia Autor

Maria Otilia Pereira Lage, CITCEM

Maria Otilia Pereira Lage. Nasceu em 1948, em Carrazeda de Ansiães vive e trabalha no Porto sendo deputada na Assembleia Municipal de Carrazeda, reeleita em 4 mandatos sucessivos. É investigadora integrada do CITCEM, membro da Direcção do CEPHIS e do conselho editorial da Revista CEPHIS, autora e co-autora de centenas de livros, artigos, conferências e comunicações, coordenadora e participante de projectos nacionais e europeus, membro de associaçoes profissionais e científicas, nacionais e internacionais tendo sido dirigente associativa e sindical. Foi docente no Ensino Secundário, Superior e Universitário e dirigente em documentação, informação e publicações no Ensino Superior. É licenciada em História (FLUP), mestre em Demografia e História das Populações e doutora em História Moderna e Contemporânea ( U.Minho), com pós-doutoramento em Novos Estudos Sociais e Históricos e pós-graduação em Bibliotecas, Arquivos e Documentação (U.Coimbra) e especialização em Administraçao Escolar (IPP) otilialage@sapo.pt / telem:919244840.