Os Berrões e as Lendas: a Porca de Murça

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alexandra Vieira

Resumo

Ao longo dos tempos as nossas comunidades tentaram explicar e interpretar os diferentes tipos de vestígios arqueológicos descobertos nas “suas terras”, levando ao surgimentode um conjunto de atitudes e práticas associadas à tradição oral e, em particular, à formaçãode lendas. Partindo da análise da lenda da Porca de Murça, pretende-se contribuir para o conhecimento do imaginário associado aos berrões da Idade Ferro.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Vieira, Alexandra. «Os Berrões E As Lendas: A Porca De Murça». Revista Memória Rural 1, no. 1 (Novembro 24, 2018): 151-163. Acedido Fevereiro 19, 2020. https://museudamemoriarural.pt/revistamemoriarural/index.php/revista/article/view/24.
Secção
Artigos da revista nº 1
Biografia Autor

Alexandra Vieira, Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo – Instituto Politécnico de Bragança

Alexandra Vieira é licenciada em História, variante Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde conclui, em 2015, o doutoramento em Arqueologia. Entre 2001 e 2003 colaborou com várias empresas de arqueologia, onde exerceu funções inerentes ao estudo e salvaguarda do património arqueológico. Desde outubro de 2003 que é docente do Departamento de Artes e Humanidades, da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo – Instituto Politécnico de Bragança. Atualmente, é investigadora integrada do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória».