A Tecelagem artesanal no concelho de Carrazeda de Ansiães. O processo de manufatura e as memórias relacionadas com a produção das tradicionais mantas de lã de ovelha

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Isabel Justo Lopes

Resumo

Neste artigo aborda-se o processo de manufatura e as memórias relacionadas com a produção das tradicionais mantas de lã de ovelha no concelho de Carrazeda de Ansiães. A produção local de mantas de lã era uma tradição muito antiga, mas em meados dos anos oitenta do Sé. XX acabou por ser reativada por via da constituição de uma cooperativa de artesanato que surgiu em Carrazeda de Ansiães na sequência de um Plano de Desenvolvimento Local apoiado financeiramente por fundos europeus. Este trabalho tenta reabilitar essas memórias, a par da recolha dos conhecimento e do saber-fazer de duas tecedeiras que são, verdadeiras mestras da arte que encerra este ofício.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Lopes, Isabel Justo. «A Tecelagem Artesanal No Concelho De Carrazeda De Ansiães. O Processo De Manufatura E As memórias Relacionadas Com a produção Das Tradicionais Mantas De Lã De Ovelha». Revista Memória Rural, no. 2 (Janeiro 20, 2020): 8-27. Acedido Fevereiro 21, 2020. https://museudamemoriarural.pt/revistamemoriarural/index.php/revista/article/view/50.
Secção
Artigos da revista número 2
Biografia Autor

Isabel Justo Lopes, Camâra Municipal de Carrazeda de Ansiães

Arqueóloga do Município de Carrazeda de Ansiães. Responsável técnica pela montagem e gestão do Museu da Memória Rural.