O sagrado no imaginário do povo. Festa de Nª Srª da Assunção, Vilarinho da Castanheira

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Susana Maria Vasconcelos Mesquita

Resumo

As festas representam, desde os mais remotos tempos, manifestações com dimensões de caráter sagrado e profano. Por trás de uma festa encontramos práticas envoltas em mistério, com origens longínquas que se apagam e alteram com o tempo. Um tema que se reveste de grande significado já que, destas, muitas vezes, não existem registos documentais acerca das suas origens. A recolha e partilha de testemunhos orais das comunidades locais, para além da memória, têm a vantagem de fortalecer o sentimento dos povos no que diz respeito à sua identidade.
DOI

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Mesquita, S. M. V. (2021). O sagrado no imaginário do povo. Festa de Nª Srª da Assunção, Vilarinho da Castanheira. Revista Memória Rural, (3), 148-159. Obtido de https://museudamemoriarural.pt/revistamemoriarural/index.php/revista/article/view/95
Secção
Artigos da Revista Memória Rural, nº 3
Biografia Autor

Susana Maria Vasconcelos Mesquita, ISAG-Instituto Superior de Administração e Gestão

Susana Mesquita é mestre em Turismo, pela Universidade de Aveiro e Doutoranda em Turismo na mesma Instituição. Professora convidada no ISAG-Instituto Superior de Administração e Gestão na licenciatura de Turismo é também professora e formadora em diversas escolas e empresas.
É investigadora na Unidade de Governança, Competitividade e Políticos Públicas (GOVCOPP)..