Um Território Musealizado

um projeto polarizado

O Museu da Memória Rural é um projeto de museologia rural centrado num edifício sede, situado em Vilarinho da Castanheira, com núcleos polarizados pelo restante território concelhio.

Núcleos territoriais

Neste momento, integram este museu territorial o edifício sede , localizado na aldeia de Vilarinho da Castanheira, e o Núcleo Museológico do Azeite, Lagar de Azeite de Lavandeira  (Lavandeira); o Núcleo do Moinho de Vento  (Carrazeda de Ansiães); O Núcleo dos Moinhos de Rodízio da Ribeira do Couto  (Vilarinho da Castanheira) e o Núcleo Museológico da Telha, Telheira de Luzelos (Luzelos).

Uma abordagem Participacionista

Este projeto valoriza uma  abordagem Participacionista do património; valoriza  uma dimensão dinâmica do passado e opera com “metodologias de intervenção comunitária, democráticas e participativas”. 

Uma museologia social

Pretende-se implementar uma museologia social, participada pela comunidade e capaz de gerar laços para a coesão social e territorial.  Valorizamos um património vivo e vivido pelas comunidades que lhe dão sentido.

Museu da Memória Rural

O Museu da Memória Rural, concelho de Carrazeda de Ansiães, é uma unidade museológica polinuclear destinada a trabalhar temáticas relativas à cultura rural e ao património imaterial da região duriense e transmontana.

Trata-se de um espaço destinado ao estudo e à recolha das tradições e saberes concelhios e regionais que atulamente estão a cair em desuso, iniciando-se o discurso museográfico, numa primeira fase, com a exposição de temáticas relacionadas com as antigas práticas das culturas da vinha e dos cereais.

Aqui estão representados ofícios tradicionais como o do ferrador, canastreiro, pescador do rio Douro, padeira, queijeira, pastor, tanoeiro, sapateiro, funileiro, moleiro, corticeiro e, no futuro, estarão também representadas técnicas antigas relacionadas com a economia local como os fornos de secagem de figos, construção de carros de bois ou os antigos fornos de produção de telha.

Suportado num conjunto de recursos tecnológicos, onde se incluem as mais recentes soluções multimédia, o Museu da Memória Rural assume-se com um caráter fundamentalmente didático, constituindo uma homenagem à cultura rural de um povo que possui uma longa história e uma ancestral tradição cultural que urge preservar, estudar e difundir.