Cruzeiro dos Tanques Públicos (Lavadouro)

À semelhança do Cruzeiro da Rua do Chousinho, também este cruzeiro se apresenta com uma configuração simples e secção retangular assente sob base circular.
Continuar a ler
Cruzeiro simples de configuração arcaica e secção retangular assente sob base circular.
Continuar a ler
Na aldeia de Vilarinho da Castanheira existem 5 nichos de tipologia rigorosamente semelhante que integram uma via-sacra com término num calvário embutido num muro lateral de um arruamento da antiga vila medieval.
Continuar a ler
Informaram-nos que em algumas circunstâncias este cruzeiro era contornado pelas procissões e outras manifestações de fé realizadas na aldeia.
Continuar a ler
À berma da estrada que liga Beira Grande ao rio Douro (também designada Rota do Douro) situa-se um
Continuar a ler
A pequena cruz levanta-se à berma da Rua do Geraldo, rua central da aldeia de Beira Grande.
Continuar a ler
Cruzeiro simples colocado à berma da estreita Rua das Cangas, no centro da aldeia de Beira Grande. A base constitui-se por um penedo onde encaixa o fuste deste cruzeiro de secção lisa e contornos simplistas.
Continuar a ler
Entre a estrada asfaltada que corre na coroa da aldeia de Tralhariz e a Capela do Bom Jesus, situada no Monte das Chãs, existe um antigo caminho lajeado onde se observam pequenos marcos constituídos por pedras colocadas ao alto.
Continuar a ler
No pequeno santuário de N.ª Sr.ª da Boa Morte, no sentido de Castanheiro para Tralhariz, levantam-se 11 pequenos cruzeiros de tipologia muito simples, para formarem uma via-sacra.
Continuar a ler
Belo exemplar localizado no centro da aldeia de Castanheiro do Norte. Assenta numa plataforma estruturada em 3 degraus e compõe-se por plinto decorado por formas geométricas que rematam numa cornija pouco saliente.
Continuar a ler
Implanta-se no cruzamento de antigos caminhos. Pode tratar-se de um cruzeiro de cronologia antiga para delimitação territorial.
Continuar a ler
Cruz de granito de tipologia latina muito simplificada. Trata-se de um exemplar de pequena dimensão colocado à berma de um antigo caminho pedonal, próximo do cruzeiro de Belver.
Continuar a ler
O Calvário de Zedes é uma construção recente composta por 3 cruzes de granito. Esta obra foi inaugurada no ano de 2011, mas o topónimo que assinala o local é uma designação muito antiga.
Continuar a ler
Cruzeiro simples, de granito e construção recente. Situa-se sobre uma escadaria ladeada por paredes.
Continuar a ler
A fonte pública do Amedo é um interessante monumento comunitário que por certo funcionou durante muito tempo como um centro aglutinador da sociabilidade desta pequena localidade.
Continuar a ler
É uma cruz de ferro, obra de um ferreiro conhecido na vila de Carrazeda de Ansiães.
Continuar a ler
É um dos exemplares mais conhecidos do concelho, revelando uma tipologia pouco usual neste território. Trata-se de um cruzeiro antigo, mas sem qualquer epígrafe que revele a sua cronologia.
Continuar a ler
É um exemplar recente colocado no centro de uma rotunda que se situa em frente do cemitério da aldeia de Areias.
Continuar a ler
Possui um degrau para assentamento do plinto de contornos barrocos e uma terminação em forma de cornija onde assenta um fuste de quatro faces com arestas invertidas.
Continuar a ler
À berma da estrada M632-3, que liga Seixo de Ansiães à Beira Grande, sobre uma plataforma calcetada em paralelo, ergue-se um pequeno cruzeiro.
Continuar a ler
Exemplo ilustrativo da função apotropaica da cruz. A cruz, como já referido no texto introdutório a este inventário, funciona fora dos espaços sagrados como elemento de proteção contra ares maléficos causadores de desgraça.
Continuar a ler
Possui um sentido apotropaico com o significado de purificação da estrutura central do quotidiano de uma aldeia: a nascente de água.
Continuar a ler
Cruzeiro de aspeto arcaico composto por cruz latina sobre plinto ornado com cornija biselada e duas almofadas retangulares.
Continuar a ler
Cruzeiro colocado no largo principal da pequena aldeia de Codeçais, ergue-se como um exemplar profusamente decorado e com pormenores dignos de realce.
Continuar a ler
No adro da Igreja Paroquial de Parambos erguem-se três cruzeiros que provavelmente integravam uma antiga via-sacra. Atualmente, dois dos exemplares ladeiam a porta da fachada frontal do atual templo e um terceiro encontra-se na fachada posterior.
Continuar a ler
Mais um exemplo da função apotropaica da cruz. Este situa-se na portada de uma casa agrícola da aldeia de Misquel.
Continuar a ler
À berma da Estrada M632-1, próximo da Rua da Escola, no sentido da aldeia de Linhares, encontra-se levantado um antigo cruzeiro
Continuar a ler
No centro do aglomerado urbano da aldeia de Marzagão, na sua rua principal, localiza-se um cruzeiro de configuração simplificada.
Continuar a ler
Cruzeiro de aparência simples composto por plinto cúbico e uma cruz latina de talhe recente.
Continuar a ler
1 2

Amigos do Museu

Junte-se à comunidade de amigos do Museu da Memória Rural!
INSCREVA-SE!

Projetos de memória

Renatoefernanda
Fernadoreixelo
Joseantoniopinto
ídia Do Céu Gordinho Leopold
Fontebieita