Os Zingaros de Carrazeda de Ansiães

Dois vídeos com duas entrevistas sobre as memórias na relação de participação que alguns participantes tiveram com a Associação dos Zíngaros de Carrazeda de Ansiães. Estes vídeos foram gravados com a função de entrevista para a elaboração do artigo que se publica no  nº 3 (2020) da Revista Memória Rural com o título “Os Zíngaros...
Continuar a ler
Vídeo sobre a arte de tanoaria em Mogo de Ansiães, trabalho realizado no âmbito das recolhas efetuadas para a preparação do artigo “Vergar pelo fogo, a arte da tanoaria no concelho de Carrazeda de Ansiães”, Revista Memória Rural, nº 3, 2020, da autoria de Isabel Alexandra Lopes.
Continuar a ler
Fomos ao lugar da Samorinha registar em áudio o testemunho de Manuel Claudino Alves, antigo tanoeiro que exerceu durante toda a sua vida esta atividade e acompanhou as transformações decorrentes da introdução de maquinaria no processo de construção do vasilhame em madeira.
Continuar a ler
Esta entrevista insere-se como elemento documental no artigo intitulado “A tecelagem artesanal no concelho de Carrazeda de Ansiães. O processo de manufatura e as memórias relacionadas com a produção das tradicionais mantas de lã de ovelha“, publicado na Revista Memória Rural, nº 2, pp.8-27, da autoria de Isabel Alexandra Lopes.
Continuar a ler
A D. Aida Celeste Reis, de 78 anos de idade, lembra-se muito bem desse trabalho e explica-nos com uma grande precisão em que o mesmo consistia. E descreve-nos: “primeiro colocava-se a lenha, aquecia-se o forno e depois varria- -se o brasume e as cinzas para a rua com uma vassoura de giesta. Tudo tinha que...
Continuar a ler
Panorama de visualização circular em 360º do enquadramento paisagístico dos Moinhos da Ribeira do Couto, Vilarinho da Castanheira.
Continuar a ler
O vídeo foi produzido para o Museu da Memória Rural de Carrazeda de Ansiães, fazendo parte do discurso museográfico que integra a “Sala da Lã” daquela estrutura cultural.
Continuar a ler
O barro era arrancado na profundidade dos terrenos argilosos que se desenvolvem à volta das localidades de Marzagão e Luzelos e conduzido em carros de bois para as telheiras onde era depositado nos pios.Depois eram os pés e as mãos numa tarefa árdua a construir o ganha pão.
Continuar a ler
Este áudio foi recolhido na sequência da montagem do discurso museográfico desta estrutura, servindo de suporte às memórias de alguns habitantes da aldeia de Lavandeira que ainda se lembram dos trabalhos agricolas relacionados com a apanha da azeitona e o fabrico artesanal do azeite.
Continuar a ler
Depoimentos de um antigo moleiro que trabalhou na Ribeira do Couto, Vilarinho da Castanheira, Carrazeda de Ansiães.
Continuar a ler
O Núcleo Museológico do Lagar do Azeite de Lavandeira, concelho de Carrazeda de Ansiães, elucida-o(a) sobre estas e muitas outras questões relacionadas com a cultura da oliveira e as formas tradicionais utilizadas ao longo dos séculos para produzir o azeite.
Continuar a ler
A pesca tradicional no rio Douro sempre foi um complemento económico para algumas famílias que habitavam a zona ribeirinha. O barco em madeira era o instrumento fundamental do pescador, sendo usado para a pesca e também...
Continuar a ler
Cada aldeia possuía o seu ferrador, porque o gado cavalar, até meados do século XX, era do mais vantajoso e generalizado em todas as regiões de Portugal. A profissão de ferrador estava muitas vezes associada à de ferreiro, que na sua oficina forjava as ferraduras adaptadas às características de cada animal.
Continuar a ler
A farinha que já se encontra na masseira é misturada com água morna à qual foi adicionado o fermento. Este era obtido através da massa já levedada da fornada anterior. tarefa de amassar dura no mínimo 20 minutos terminando...
Continuar a ler
Tanoeiro é um vídeo que integra o discurso museográfico relativo à profissão e encontra-se patente no Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira, concelho de Carrazeda de Ansiães.
Continuar a ler
A arte de trabalhar a folha de Flandres e a produção de artefactos que já caíram em desuso. O Sr. Sabino foi o último funileiro do concelho de Carrazeda de Ansiães. A memória do seu ofício já está guardada no Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira.
Continuar a ler
Sapateiro” é um vídeo que integra o sistema multimédia do Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira, constituindo um complemento visual ao discurso museográfico produzido para o ofício de sapateiro.
Continuar a ler
Depoimentos do Sr. Manuel, pastor de Vilarinho da Castanheira.
Continuar a ler

Amigos do Museu

Junte-se à comunidade de amigos do Museu da Memória Rural!
INSCREVA-SE!

Projetos de memória