Calvário de Zedes

O Calvário de Zedes é uma construção recente composta por 3 cruzes de granito. Esta obra foi inaugurada no ano de 2011, mas o topónimo que assinala o local é uma designação muito antiga.
Continuar a ler
Cruzeiro simples, de granito e construção recente. Situa-se sobre uma escadaria ladeada por paredes.
Continuar a ler
A fonte pública do Amedo é um interessante monumento comunitário que por certo funcionou durante muito tempo como um centro aglutinador da sociabilidade desta pequena localidade.
Continuar a ler
É uma cruz de ferro, obra de um ferreiro conhecido na vila de Carrazeda de Ansiães.
Continuar a ler
É um dos exemplares mais conhecidos do concelho, revelando uma tipologia pouco usual neste território. Trata-se de um cruzeiro antigo, mas sem qualquer epígrafe que revele a sua cronologia.
Continuar a ler
É um exemplar recente colocado no centro de uma rotunda que se situa em frente do cemitério da aldeia de Areias.
Continuar a ler
Uma estrutura de granito de geometria semi-trapeziforme enquadra um painel de azulejos representando a aparição de N.ª Sr.ª de Fátima aos pastorinhos.
Continuar a ler
Trata-se de uma estrutura granítica, modestamente trabalhada e encimada por uma cruz de ferro. Poderá ter servido para fazer enquadramento de umas antigas alminhas, mas atualmente, no seu hipotético lugar, apenas se observa um painel de azulejos com a representação de N.ª Sr.ª da Conceição.
Continuar a ler
Uma parede de rebordos lineares enquadra todo o cenário onde se dispõem os vários elementos pétreos constituintes destas alminhas. O conjunto granítico integra uma plataforma base a que se segue um plinto em forma paralelepipédica para assentamento de uma placa retangular coroada por cruz latina.
Continuar a ler
Depoimentos do Sr. Manuel Carvalho e do Sr. Manuel Gonçalves sobre o toque do sino de Zedes.
Continuar a ler
Depoimento de Mercês do Nascimento Lopes [Areias 1911-2016] sobre os ferreiros da aldeia de Areias.
Continuar a ler
A farinha que já se encontra na masseira é misturada com água morna à qual foi adicionado o fermento. Este era obtido através da massa já levedada da fornada anterior. tarefa de amassar dura no mínimo 20 minutos terminando...
Continuar a ler

Amigos do Museu

Junte-se à comunidade de amigos do Museu da Memória Rural!
INSCREVA-SE!

Projetos de memória