Depoimentos de Francisco António Madureira sobre cestos (Amedo)

Francisco Ant+¦nio Madureira Amedo 2
Os cestos de duas asas de vergame apenas foram identificados com esta denominação na freguesia do Amedo. Na entrevista realizada com o antigo cesteiro, senhor Francisco António Madureira, foi-nos mostrado um cesto, em tudo muito semelhante às canastras de vergame, diferindo apenas nas dimensões e na forma das asas.
Continuar a ler
Anta De Zedes 1 Reduzido 1 736 2500
Esses vestígios são constituídos por alguns esteios que se encontram amontoados nas imediações da anta preservada, e por uma tampa e um outro esteio que se localizam nas imediações de uma pequena barragem que supre as necessidades de rega de um pomar de macieiras.
Continuar a ler
Anta De Zedes 1 Reduzido 1 736 2500
Este monumento, construído/utilizado no Neolítico final/Calcolítico, apresenta uma câmara poligonal e é composto por oito esteios imbricados e laje de cobertura, ostentando um vestíbulo, orientado a nascente, marcado por dois grandes esteios ainda in situ.
Continuar a ler
Casal De Zedes
Persistem ainda vestígios de uma antiga calçada.
Continuar a ler
Casal De Zedes
São abundantes os fragmentos cerâmicos, alguns deles com decorações que os permitem inserir num horizonte cronológico concomitante com a Pré-História Recente, e a Proto-história, nomeadamente com o período Calcolítico, Idade do Bronze e Idade do Ferro.
Continuar a ler
Casal De Zedes
Apesar de uma intervenção ocorrida por volta dos anos oitenta, e de um conjunto de vicissitudes várias que o arruinaram quase por completo, o monumento conserva ainda alguns elementos estruturais susceptíveis de serem restaurados e valorizados.
Continuar a ler
Casal De Zedes
A Sul da aldeia de Zedes, entre o bairro terminal desta povoação e a pequena proeminência onde se localiza a Anta de Zedes, encontram-se alguns fragmentos cerâmicos que Francisco Sande Lemos atribui à época romana.
Continuar a ler
Imagens recolhidas por Leonel de Castro no âmbito do projeto de musealização do Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira.
Continuar a ler
Depoimento do Sr. Zacarias da Silva, nascido em 1942 e natural da localidade de Amedo. Entrevista realizada no dia 16/09/2022. Trabalhou na escombreira da exploração mineira do Alto da Pranheira e da Serra da Reborosa, na exploração de Estanho (Sn), onde carregava o minério para carrinhas.
Continuar a ler
Depoimento do Sr. Ramiro dos Santos Veiga no dia 16/09/2022. Nascido em 1947 e natural da localidade de Amedo. Trabalhou na lavaria da Exploração Mineira do Alto da Pranheira e da Serra da Reborosa, na extração de estanho (Sn) quando tinha 12 anos.
Continuar a ler
O Calvário de Zedes é uma construção recente composta por 3 cruzes de granito. Esta obra foi inaugurada no ano de 2011, mas o topónimo que assinala o local é uma designação muito antiga.
Continuar a ler
Cruzeiro simples, de granito e construção recente. Situa-se sobre uma escadaria ladeada por paredes.
Continuar a ler
A fonte pública do Amedo é um interessante monumento comunitário que por certo funcionou durante muito tempo como um centro aglutinador da sociabilidade desta pequena localidade.
Continuar a ler
É uma cruz de ferro, obra de um ferreiro conhecido na vila de Carrazeda de Ansiães.
Continuar a ler
É um dos exemplares mais conhecidos do concelho, revelando uma tipologia pouco usual neste território. Trata-se de um cruzeiro antigo, mas sem qualquer epígrafe que revele a sua cronologia.
Continuar a ler
É um exemplar recente colocado no centro de uma rotunda que se situa em frente do cemitério da aldeia de Areias.
Continuar a ler
Uma estrutura de granito de geometria semi-trapeziforme enquadra um painel de azulejos representando a aparição de N.ª Sr.ª de Fátima aos pastorinhos.
Continuar a ler
Trata-se de uma estrutura granítica, modestamente trabalhada e encimada por uma cruz de ferro. Poderá ter servido para fazer enquadramento de umas antigas alminhas, mas atualmente, no seu hipotético lugar, apenas se observa um painel de azulejos com a representação de N.ª Sr.ª da Conceição.
Continuar a ler
Uma parede de rebordos lineares enquadra todo o cenário onde se dispõem os vários elementos pétreos constituintes destas alminhas. O conjunto granítico integra uma plataforma base a que se segue um plinto em forma paralelepipédica para assentamento de uma placa retangular coroada por cruz latina.
Continuar a ler
Depoimentos do Sr. Manuel Carvalho e do Sr. Manuel Gonçalves sobre o toque do sino de Zedes.
Continuar a ler
Depoimento de Mercês do Nascimento Lopes [Areias 1911-2016] sobre os ferreiros da aldeia de Areias.
Continuar a ler
A farinha que já se encontra na masseira é misturada com água morna à qual foi adicionado o fermento. Este era obtido através da massa já levedada da fornada anterior. tarefa de amassar dura no mínimo 20 minutos terminando...
Continuar a ler

Amigos do Museu

Junte-se à comunidade de amigos do Museu da Memória Rural!
INSCREVA-SE!

Projetos de memória

Quotidianofamiliar
Joaonascimento
Cestovindimo3
Maria do céu trigo
2025 03 12 103932
Mordomoamorimsaobras
Dscf0181
Renatoefernanda
Fernadoreixelo