Igreja de S. Salvador (Castelo de Ansiães)

Pormenor Do Timpano De S. Salvador
Pelas características decorativas e tendências iconográficas patentes na igreja de S. Salvador de Ansiães, tem-se cronologicamente situado a sua edificação por volta do Séc. XII. Tais paralelismos analíticos permitem constatar que existem algumas afinidades entre este templo e o templo de S. Pedro de Rates ou Travanca, por exemplo. a sua originalidade reside fundamentalmente no...
Continuar a ler
Castelo De Ansiães 2
A ocupação deste complexo defensivo, pode ser recuada até ao calcolítico constituíndo a ocupação medieval o período de maior representatividade da história deste sítio.
Continuar a ler
S.joão
As escavações arqueológicas realizadas no interior templo permitiram esboçar uma leitura estratigráfica onde se incluem três momentos cronologicamente bem diferenciados de enterramentos. Exteriormente à igreja de S. João Baptista pode-se ainda constatar a presença de uma necrópole de sepulturas escavadas na rocha, onde actualmente são visíveis vestígios de 11 sepulturas antropomórficas. Informações orais recolhidas entre...
Continuar a ler
Anta De Zedes 1 Reduzido 1 736 2500
O interesse arqueológico desta capela reside no facto de nas suas imediações ter existido uma necrópole de sepulturas escavadas na rocha.
Continuar a ler
Anta De Zedes 1 Reduzido 1 736 2500
Templo de pequenas dimensões constituído por um só corpo de planta aproximadamente quadrada.
Continuar a ler
Anta De Zedes 1 Reduzido 1 736 2500
O sítio encontra-se ainda muito adulterado devido também a consecutivas alterações provocadas pela prática agrícola.
Continuar a ler
Renatoefernanda
Festa de Santa Eufémia de Lavandeira. Renato Morais Lopes e Maria Fernanda Meireles Novais falam-nos sobre as memórias que detêm sobre esta festa que se realiza anualmente na aldeia de Lavandeira, concelho de Carrazeda de Ansiães.
Continuar a ler
Fernadoreixelo
Festa de Santa Eufémia de Lavandeira.  Fernando Reixelo fala sobre as memórias que detém sobre esta festa que se realiza anualmente na aldeia de Lavandeira, concelho de Carrazeda de Ansiães.
Continuar a ler
Imagens recolhidas por Leonel de Castro no âmbito do projeto de musealização do Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira.
Continuar a ler
À berma da estrada que liga Beira Grande ao rio Douro (também designada Rota do Douro) situa-se um
Continuar a ler
A pequena cruz levanta-se à berma da Rua do Geraldo, rua central da aldeia de Beira Grande.
Continuar a ler
Cruzeiro simples colocado à berma da estreita Rua das Cangas, no centro da aldeia de Beira Grande. A base constitui-se por um penedo onde encaixa o fuste deste cruzeiro de secção lisa e contornos simplistas.
Continuar a ler
Depoimento de Manuel Aníbal Meireles, apicultor da Beira Grande, concelho de Carrazeda de Ansiães, de 58 anos de idade.
Continuar a ler
O vídeo foi produzido para o Museu da Memória Rural de Carrazeda de Ansiães, fazendo parte do discurso museográfico que integra a “Sala da Lã” daquela estrutura cultural.
Continuar a ler
Este áudio foi recolhido na sequência da montagem do discurso museográfico desta estrutura, servindo de suporte às memórias de alguns habitantes da aldeia de Lavandeira que ainda se lembram dos trabalhos agricolas relacionados com a apanha da azeitona e o fabrico artesanal do azeite.
Continuar a ler
O Núcleo Museológico do Lagar do Azeite de Lavandeira, concelho de Carrazeda de Ansiães, elucida-o(a) sobre estas e muitas outras questões relacionadas com a cultura da oliveira e as formas tradicionais utilizadas ao longo dos séculos para produzir o azeite.
Continuar a ler
A pesca tradicional no rio Douro sempre foi um complemento económico para algumas famílias que habitavam a zona ribeirinha. O barco em madeira era o instrumento fundamental do pescador, sendo usado para a pesca e também...
Continuar a ler

Amigos do Museu

Junte-se à comunidade de amigos do Museu da Memória Rural!
INSCREVA-SE!

Projetos de memória

Renatoefernanda
Fernadoreixelo
Joseantoniopinto
ídia Do Céu Gordinho Leopold
Fontebieita