Depoimento de Mercês Lopes (Ferreiros de Areias)

Depoimento de Mercês do Nascimento Lopes [Areias 1911-2016] sobre os ferreiros da aldeia de Areias. Este vídeo constitui a vertente visual referente ao depoimento que integra o artigo da Revista Memória Rural, nº 4, 2021, pp. 8-35, com o título “A Arte da Forja e os Ferreiros de Areias: Memórias, Testemunhos, Fontes, p. 8-35“, de Maria Otilia Pereira Lage.

O artigo é uma reconstituição da história anónima da família de ferreiros/ferradores Pereira do lugar de Areias, freguesia do Amedo, Carrazeda de Ansiães, num período recente, entre finais do século XIX e segunda metade do século XX (década de 1980). Foi construído, a nível teórico–metodológico, com e a partir de testemunhos autobiográficos, memórias familiares e fontes directas (orais, escritas e iconográficas), que o documentam e sobre o que se reflecte.

Assim, este trabalho visa, entre outros objectivos, revivificar a memória colectiva e social destes mesteres ancestrais e artesãos tradicionais de relevo económico-social e cultural em sociedades rurais, hoje em vias de extinção e/ou profunda transformação. Procura ainda contribuir, com fotografias, para a preservação de vestígios de objectos e artefactos de ferro, fabricados pelo último ferreiro/serralheiro da família de ferradores/ferreiros de Areias, traços sujeitos a vulnerabilidade/deterioração, exigindo cuidados de manutenção e conhecimento material, técnico e tecnológico, para eventual patrimonialização e musealização.

Video:Depoimento de Mercês Lopes (Ferreiros de Areias)
Gravado em:Areia, Carrazeda de Ansiães

Projeto nº 35

Este vídeo integra a componente visual do artigo “A Arte da Forja e os Ferreiros de Areias: Memórias, Testemunhos, Fontes”, Revista Memória Rural nº 4, p. 8-35“, da autoria de Maria Otilia Pereira Lage.

Depoimento: Mercês Lopes

Relacionado:

Registos da Base de Dados associados à categoria "Registo em vídeo"

Registos em vídeo